segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EQUIPE RÁDIO EM MAIS UMA COBERTURA...

 SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR À CIDADE EDUCADORA


No dia 18 de setembro o Programa Carta da Terra em Ação promoveu o seminário da Educação, convidando a comunidade escolar a pensarem na construção de uma cidade educadora por meio de importantes iniciativas das escolas municipais. Participaram do evento as Diretorias de Educação, Jaçanã Tremembé e Penha, que levaram exemplos de projetos bem sucedidos nas escolas.

O seminário iniciou com abertura da Diretora do Umapaz, Mônica Borba, que explicou a proposta do seminário de fortalecer as iniciativas desenvolvidas nas escolas no âmbito da educação ambiental.
    
"As trocas de experiências entre educadores são fundamentais na construção de uma cidade educadora e sustentável". Afirma Mônica, que reafirma sua ideia de que é a partir dessas ações pontuais nas escolas que teremos a transformação do modelo escolar, de forma que isso transborde à uma cidade educadora. 


Profa. Dra. Sonia Maria Portella Kruppa


Na sequência o seminário contou com a participação brilhante da Professora Doutora e Pesquisadora da Universidade de São Paulo, Sônia Maria Portella Kruppa*, que abordou de maneira provocativa o tema: "A escola na cidade educadora", trazendo á discussão a importância de ações transformadoras na unidade escolar, de modo que isso vá além dos muros da escola e reflita em nossa sociedade. Sônia elucida o tema de maneira leve e divertida, dando exemplos práticos para trabalharmos na escola, como a questão do consumo exacerbado e o desperdício, a questão da coleta seletiva, entre tantos outros. 





Em seguida, Agda Sardenberg, coordenadora executiva da associação Cidade Escola Aprendiz, especialista em psicologia escolar, mediou uma discussão entre as Diretorias de Ensino e seus representantes, A mesa foi composta pela Sra. Mirtes Moreira Silva, Diretoria Regional de Educação Penha, Sra. Shirley Diniz, Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, além de professoras coordenadoras e facilitadoras de projetos ambientais de escolas das respectivas Diretorias. Cada Diretoria compartilhou seus projetos com os convidados, que eram professores de CEIs, EMEIs e EMEFs. Ambas Diretorias apostam em trabalhos que partem da necessidade do meio em que as escolas estão inseridas, partindo da realidade dos alunos, assim estes reconhecem a escola como um ambiente político de transformação e se enxergam junto a seus professores como agentes dessa transformação.



Stephanie, Mirtes, Shirley, Agda, Elisabete e Angelica



Professora Stephanie
A Diretoria Penha está bem engajada nessa temática, centralizando as ações desenvolvidas pelas escolas pertencentes, dando apoio aos educadores com reuniões mensais, os GTs, em que os docentes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e ideias, além de aprimorá-las. Os profissionais do GT também vão ás escolas para auxiliar e até acompanhar certos projetos ambientais. Mirtes destaca a ação da professora facilitadora Stephanie, que teve destaque com um projeto de Educação Ambiental que através de uma parceria com uma ONG Italiana disponibilizou uma plataforma online para que os alunos trocassem ideias com alunos da Itália e da Tanzânia sobre o tema norteador, produção de alimentos, os impactos ambientais e todo esse ciclo de consumo, em que os alunos tiveram autonomia para debater sobre aquilo que os incomodavam em suas comunidades. O projeto resgatou a valorização cultural por meio do conhecimento e respeito de outras culturas ampliando a visão de mundo desses alunos participantes, como produto final, os alunos produziram vídeos. 



Professora Elisabeth
Na Diretoria Jaçanã Tremembé, quase todas as escolas aderiram a essa temática, apresentando projetos incríveis, porém ainda não há uma centralização dessas ações, no entanto, Shirley afirma que os professores possuem um canal direto de comunicação com a Diretoria de Orientações Técnicas para divulgação de seus projetos. "Os professores tem um canal para divulgar seus projetos, por meio da página do facebook da Diretoria de Orientações Técnicas JT, estes podem publicar seus projetos e acessar projetos dos colegas", Afirma Shirley. A mesa estavam presentes duas professoras representantes da Diretoria JT compartilhando seus projetos destaques na Diretoria. A professora Elisabeth da EMEF Célia Regina levou a mesa um projeto de Educação Ambiental que partiu de um problema do entorno da escola, o lixo e o esgoto aberto, sendo assim a escola convidou os pais e representantes da comunidade para um momento de diálogo para discutir o porquê daquela situação. Por meio desse projeto a escola sensibilizou o olhar da comunidade para perceber o problema e junto a escola descobrir o que se fazer com todo aquele lixo, sendo assim todos aprenderam muito sobre o descarte correto, coleta seletiva e reciclagem, e estabeleceram as metas para tornar o entorno um lugar mais agradável, fizeram um painel com fotos do momento atual da comunidade "Como Estamos" e estabeleceram como querem ficar "Como Iremos Ficar". A escola ainda estabeleceu parcerias com a BIOBRÁS e tornou-se um posto de descarte para a comunidade de óleo de cozinha e com o Instituto AKATU, que leva diversas atividades para a comunidade, como teatro, jogos e muita informação. 

Professora Angelica
Ainda da mesma Diretoria as professoras Angelica Brenda de Oliveira e Rita de Cássia dos Santos da EMEF Octávio Pereira Lopes, apresentou o projeto Sensibilizando Olhares, em que os professores reconheceram a necessidade de conhecer a comunidade que atende, partindo dessa necessidade os professores reuniram-se e foram visitar a comunidade para compreender qual o maior problema, detectaram o lixo como um grande problema daquela comunidade. Partindo dessa problemática desenvolveram ações na escola para conscientizar os alunos sobre o que é responsabilidade política, como saneamento básico, e o que é responsabilidade social, jogar o lixo no chão. A escola sensibilizou os alunos e os levou para a comunidade para conscientizar a todos sobre o lixo as formas de reutilização e reciclagem. A escola firmou parceria com a ONG "Sem Fronteiras" que auxilia no recolhimento e reciclagem  de lixo da comunidade.

Concomitante á essas atividades, o Umapaz disponibilizou aos professores e alunos oficinas de dança circular e de Abayomy, Boneca Africana, Aventura Ecológica, em que os alunos aprenderam muito sobre a natureza e preservação, sessão de vídeo e poster, com apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas. 

O dia foi muito agradável e produtivo, em que educandos, educadores e representantes das Diretorias e do Umapaz trocaram suas experiências e informações.



Mirtes e Shirley

"Esse foi o melhor dia da minha vida!" Afirma Ana Paula, aluna da nossa escola, do 5° ano B.
"Esses projetos tornam a escola um ambiente de transformação!" Alega a professora da EMEF Octávio Pereira Lopes
" Não existe a educação ambiental sem a cultura de Paz" Lia Coordenadora do Umapaz


Aventura Ecológica
































Oficina da Boneca Abayomy


















Dança Circular











Sessão de Pôster e Vídeos (Apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas) 


























Palestra e Debate


 



















Equipe Rádio 

Josilaine de Queiroz
Danilo da Silva

Alexandra Santos
Ana Paula Fideliz
Beatriz Johary
Isabela Bueno
Noelia Aquino

Parabéns Equipe Rádio por mais uma excelente cobertura de evento!

Shirley, Ana Paula, Isabela, Beatriz, Noelia, Alexandra e Josilaine