Brincando com a Morte
Funeral Gomes, de Joe Orton
Nessa última sexta-feira, 24/05/2013, os alunos e funcionários da EMEF Oliva Irene Bayerlein Silva foram ao Teatro Cultura Artística Itaim para apreciar a peça Brincando com a Morte de Joe Orton, sob direção de Alexandre Tenório.
Breve sinopse: Pastor de uma irmandade vigarista recebe uma carta anônima afirmando que a sua mulher mantém um relacionamento amoroso com outro homem. O possível amante também é o suspeito de um assassinato. Situações surreais e humor ácido marcam a comédia.
Sobre o Autor: Joe Orton foi um dramaturgo e autor inglês que teve uma carreira meteórica, (o autor começou a escrever em 1963) não poupou ninguém com seu humor negro, usou sua graça de moral duvidosa para criticar acidamente valores e comportamentos do homem contemporâneo. A dramaturgia de Joe Orton (1933-1967) deu origem ao termo ortonesco, usado para definir humor de mal gosto.
Em "Brincando com a Morte" o dramaturgo satiriza a caridade cristã. Orton cria eclesiásticos corruptos e amorais, os quais chegam às últimas consequências para conseguirem o que querem. Enfoca a religião, mas cutuca política, imprensa e coloca em xeque os valores atuais da humanidade de forma geral.
Foi uma excelente oportunidade de enriquecer o nosso repertório cultural e histórico.
Posted by POIE Laine